domingo, 25 de outubro de 2009

"Tecnologia na minha escola"


Como havia mencionado antes, sou professora em dois municípios, com realidades muito diferentes em todos os sentidos.
Na escola de educação infantil de Hortolândia na qual trabalho, não são todas as salas de aula que dispõem de computadores, mas as que têm, nem sempre os utilizam e nem ao menos são ligados. Ficam apenas “ocupando” um espaço, coberto por um lençol para não pegar pó, acredito que, ou por despreparo do professor para realizar um trabalho efetivo que inclua suas crianças no mundo tecnológico, ou simplesmente por não acreditar que esse novo recurso possa ser mais uma ferramenta de trabalho.
Estou numa sala que tem o privilégio desta tecnologia presente e o melhor, de uma forma adaptada para a faixa etária das crianças, com mobiliário próprio, confortável, colorido e na altura dos pequenos.
Utilizo-o no dia a dia, como um dos diversos ateliês de trabalhos desenvolvidos em sala. Já são programados previamente pelos programas do Projeto Kidsmart, sempre relacionando os jogos e brincadeiras nele dispostos, com o contexto da sala.
Também temos acesso ás televisões com DVDs, máquina fotográfica digital, bem como data show (que é utilizado em todas as reuniões de HTPC).

 (DIA DE DVD)




Já no outro município, tenho uma turma de 1° ano e não temos computadores dentro de sala de aula. Os que temos, são de uso exclusivo da Direção, Secretaria e pelas crianças (individualmente) com o auxílio da professora no Projeto Computação. As crianças não têm acesso a Internet e nem programas próprios para a faixa etária, utilizamos apenas o editor de textos com a finalidade de desenvolvermos a aprendizagem da escrita e da leitura de forma diferenciada, pois cada criança tem a possibilidade de digitar e imprimir seu próprio texto para a turma toda interpretar e ilustrar. A escola possui apenas uma TV e um DVD, que também são pouco utilizados.


( TEXTOS DIGITADOS E ILUSTRADOS PELAS CRIANÇAS)




Nenhum comentário:

Postar um comentário