segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Projeto Computação

Nossa escola proporciona um trabalho de interação entre computador e crianças e por acreditarmos na importância dessa interação com os avanços tecnológicos, realizamos um trabalho integrado da sala de aula com o projeto computação, nomeado então de “Projeto Mãos no mouse”.

A turma é do 1° ano do ensino fundamental e desenvolve um trabalho com caderno de textos que são previamente escolhidos na roda da conversa, geralmente no primeiro dia da semana. Para maior significação e trabalho com esse texto, seu autor o digita com o auxílio da professora, possibilitando assim, a criança valorizar sua produção, compreender a necessidade e função da escrita, entrando em contado com várias formas de letras. Essa digitação de texto é realizada uma vez por semana, individualmente.

Após digitar seu texto, a criança também aprende a imprimi-lo, distribuindo uma cópia dele para cada colega. Essa cópia é colada no caderno de textos, e então as crianças devem realizar uma atividade criada pela professora que seja coerente com o texto, como: caça-palavras, cruzadinha, escrita de palavras-chave, etc., bem como fazer a ilustração do texto, percebendo assim, a interpretação do mesmo.

Além do trabalho com o texto, são propostas atividades que venham ao encontro dos projetos desenvolvidos em sala. Acreditamos que a criança já estará vivenciando a parte funcional do computador e sua utilidade para trabalhos escritos ao digitar o texto, bem como a possibilidade de multiplicar várias vezes uma mesma figura para todos os s colegas com a impressora, por isso, nas outras atividades, damos ênfase ao aspecto lúdico do computador.

No primeiro semestre, utilizamos o projeto para enriquecer o “Projeto Biblioteca em casa”, e o trabalho com histórias em sala. Assim, possibilitamos um contato prazeroso da criança com o computador, através da história animada, colorida e da atividade lúdica, que também possibilitou o desenvolvimento de outras habilidades como a coordenação óculo-manual e o raciocínio lógico.

Inicialmente as crianças ouviram a história da Chapeuzinho Vermelho e prepararam um teatro para apresentação para os pais. Paralelamente, o enfoque no projeto “Mãos no mouse”, também foi com essa história, comparando diferenças e semelhanças da mesma história retirada dos livros e ouvida e assistida no computador. Após, todos puderam ilustrar a história que depois foi escaneada e colorida no computador. As crianças participaram desse processo e como produção final, fizemos um quebra-cabeças para cada criança com esse material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário