quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ESTRATÉGIAS 1º ANO

LEVANTAMENTO DE ESTRATÉGIAS

USADAS PELOS PROFESSORES DE 1º ANO em 2009

Este trabalho traz as estratégias (jogos e atividades) que professores de 1º ano consideram relevantes no processo de Iniciação da Alfabetização em Linguagem e Matemática.

Levantamos que a intervenção é fundamental para que a alfabetização ocorra, a criança precisa ser questionada sobre suas hipóteses, ter acesso as habilidades e conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade.

Durante a discussão, foi colocado como fundamental que o trabalho de alfabetização baseie-se em um Tema de Estudo, ponto de partida para a seleção de textos e elaboração de estratégias. A alfabetização não se dá sem a contextualização, sem a criança perceber a função social da leitura e escrita.

O lúdico e a brincadeira também foram elencados como importantes neste processo, para Vygostky “brincar” é o “trabalho” da criança.

Finalmente, a questão de proporcionar o trabalho em grupo entre as crianças foi ressaltada, pois um aluno ajuda o outro, e ao ajudar também revê conceitos e aprimora os seus conhecimentos e habilidades. Além de que, trabalhar em grupo ensina o aluno a participar, um dos grandes objetivos da Educação.

ESTRATÉGIAS DE LINGUAGEM

ESCRITA – PALAVRA

· Alfabeto móvel;

· Escrita de palavras a partir de imagem;

· Cruzadinhas;

· Análise da palavra: Quantas vezes você abre a boca para falar a palavra? Quantas letras há na palavra?

· Professor mostra uma palavra trabalhada e os alunos a montam com alfabeto móvel;

· Completar palavras com a letra inicial, com vogais, consoantes ou letra final;

· Figura acompanhada com palavra com as letras embaralhadas para organizar através de recorte e colagem;

· Enigma: palavra ou frase escrita com símbolos, acompanhada de legenda símbolo/letra, trocar símbolo por letra e descobrir o que está escrito;

· Despertar a consciência fonológica;

Pinte as formas iguais e forme palavras (cada sílaba está dentro de uma forma geométrica);

· Escrita do nome;

· Ludo silábico: jogam dados com sílabas e tentam formar palavras;

· Atividades com consoante intercalada para montagem de novas palavras, Ex: PATO – PRATO;

· Mudança da letra final para formar o masculino ou feminino;

· Caixa de fósforos: figura na tampa e letras embaralhadas dentro para criança organizar;

· Estudo da palavra (com o nome dos ajudantes, semelhanças, diferenças, número de letras);

· Jogos:

- Forca;

- Trilha;

- Dividir as crianças em grupo, um grupo fala uma palavra para o outro grupo escrever ou indicar a letra inicial, ou letra final;

- Jogo soletrando e silabando, da GROW, que tem figuras de animais com seus nomes logo abaixo. O jogo parece um quebra cabeça, que ao montar, a criança descobre a forma correta da escrita a partir do momento que observa a figura, ou vice-versa.

ESCRITA – GRAFIA

· Jogo “Topologia das letras” – composto por curvas pequenas e grandes, e retas pequenas e grandes, objetivando a construção de letras;

· Pegar na mão da criança para ensinar o traçado;

· Elaborar alfabeto móvel na transparência, para trabalhar com a grafia (letra espelhada).

ESCRITA – TEXTO

· Elaboração de texto coletivo (novidade do dia, relato de atividade da qual participaram, recontagem de história...), pode ser feito com o a criança como escriba e o professor vai intervindo na escrita, mediando a relação letra-som;

· Lista de palavras coletiva;

· Elaboração de texto individual;

· Recontagem de história (a criança reconta, o professor é o escriba, depois monta atividades e todo esse trabalho se transforma em um livro com histórias de todos os alunos);

· Lição de casa: montagem de um caderno para cada criança com a foto de todos os colegas. O caderno é levado para casa e deve voltar com uma mensagem para o dono do caderno. A mensagem deve ser escrita na folha onde está a foto da criança que está escrevendo;

· Completar frase com palavras;

· Elaboração de Livro da vida (atividades a partir das palavras deste texto, digitação na sala de computação);

· Confecção do jornal da escola;

· Elaboração de cartazes sobre o trabalho;

· Registro das regras da sala;

· Registro da rotina (imagem e escrita);

· Elaboração de bilhetes, cartas, convites (intercambio entre salas, escolas).

LEITURA – TÉCNICA

· Alfabeto exposto;

· Completar o alfabeto;

· Caracol com alfabeto (tipo amarelinha);

· Fichas com letra/ palavra-chave/ figura;

· Leitura de fichas com os nomes dos alunos (chamada, jogos);

· Nomear com placas objetos da sala;

· Alfabetário (feito de tecido com vários bolsos, caixas de leite...), onde vão colocando fichas com palavras conhecidas/trabalhadas com apoio de imagem;

· Alfabeto ilustrado com letra, figura e palavra-chave colado na mesa de trabalho da criança (pode ser alterado de tempos em tempos, com novas palavras-chave);

· Caça- palavras com apoio de banco de palavras;

· Encontrar palavra chave no texto, com apoio de imagem ou de palavra;

· Completar palavras no texto com apoio de banco de palavras;

· Pesquisar em casa palavras a partir de uma letra ou de família silábica, com o objetivo de ampliar o vocabulário e diversificar os desenhos;

· Organização de dicionário ilustrado de palavras conhecidas (a criança desenha e o professor escreve a palavra, ou media a escrita desta pela criança), cada criança tem um para consulta;

· Leitura coletiva de texto conhecido;

· Pseudo-leitura de músicas, parlendas, poesias, adivinhas, receitas e outros;

· Jogos:

- Memória (nomes das crianças com e sem foto, palavras com palavras e de figuras com palavras...);

- Bingo de letras;

- Bingo de palavras;

- Dominó de figuras e palavras;

- Loto-leitura;

- Descoberta da palavra: professor elabora fichas com palavras, cobre a palavra, com envelope ou tira de papel, e vai descobrindo parte a parte, enquanto as crianças vão tentando descobrir a palavra (ao final aparece a imagem);

· Leitura e identificação das letras do alfabeto (na lousa) através dos nomes dos alunos. Contar uma história na qual “uma bruxa” vem e rouba as consoantes dos nomes (a professora apaga as consoantes), e realiza a leitura. Após isso “a bruxa” vem novamente e rouba as vogais (a professora neste momento apaga somente as vogais) e a criança realiza a leitura;

· Ligar palavra-figura;

· Imagem com três opções de palavra para a criança pintar a palavra correspondente;

· Loto-leitura (jogo);

· Caça-palavra com apoio de figura e a palavra;

· Caça-palavra com o nome da turma;

· Trabalho com rótulos;

· Uso do dicionário ilustrado.

LEITURA – LÓGICA

· Acesso a todos os tipos de textos (livro, quadrinhos, HQ, músicas, adivinhações, piadas, cartazes, rótulos, dicionários, jornais, revistas, bilhetes, convites, informativos, panfletos e outros);

· O professor lê histórias para os alunos e proporciona o manuseio dos livros pelos alunos;

· Contar histórias utilizando diferentes recursos (fantoche, músicas, gestos, teatro de sombra, sucata, desenho);

· Interpretação oral do texto lido (identificação de personagens, cenário, época, conflitos, moralidade dos personagens da história em si – análise crítica);

· Os ajudantes do dia levam livros para casa, os pais ou parentes lêem para eles. No dia seguinte estes dois alunos (ajudantes do dia) na roda inicial, contam as histórias aos colegas da maneira que lembram;

· Ilustração da história trabalhada (da parte que mais gostaram da história,do inicio, do fim, do personagem...);

· Fazer uma ficha do livro lido, contendo o título, o nome do autor, o nomes dos personagens principais, ilustrações;

· Leitura e compreensão das regras de jogos;

· Leitura dos passos da dobradura;

· Leitura das pistas da caça ao tesouro;

· Trabalhar o prazer da leitura.

ORALIDADE

· Roda da conversa:

- Diálogos informais ou por temas;

- Leitura de livros;

- Chamada (leitura do nome, o ajudante entrega...);

- Recontar história;

- Combinar regras;

- Cantar músicas;

- Brincadeiras (elefante colorido);

- buscar com a criança a seqüência e coerência nos fatos narrados;

- Roda final de avaliação;

· Teatro:

- Dramatização de músicas;

- Dramatização de histórias narradas pelas crianças;

- Dramatização de histórias conhecidas/trabalhadas;

· Transmitir recados;

· Relatar fatos;

· Brincadeiras:

- Trava línguas;

- Parlendas;

- Poemas;

- Senha com fonema (entra na sala quem falar uma palavra com determinada letra);

  • Descobrir o que tem na caixa surpresa a partir de dicas;
  • Elaborar uma história a partir de um objeto ou figuras;
  • Roda da conversa;
  • Ao apresentar o crachá a criança fala seu nome completo;
  • Apresentar o nome completo cantando;
  • Repetir a palavra de forma correta para a criança;
  • Contar história aos alunos e ao surgir novas palavras, pesquisar no dicionário;
  • Brincadeiras que envolvam a palavra falada: telefone sem fio, comida brasileira, rimas;
  • Relatar sentimentos e emoções;
  • Dar opinião sobre o que aprendeu;
  • Elaborar lista com critérios;
  • Dar opiniões sobre conflitos de sala ou de acontecimentos da escola ou do dia-a-dia;
  • Dar continuidade à frase, pequenos textos e histórias, iniciados por outros colegas (sequência lógica do pensamento).

IMAGEM

  • Desenho livre;
  • Desenho dirigido;
  • Releitura;
  • Produzir ilustrações a partir de um texto;
  • Utilizar o espaço em proporções adequadas;
  • Compor paisagens;
  • Completar a cena;
  • Observar e expressar-se sobre sua própria produção e sobre a produção de outros;
  • Conhecer diferentes formas e técnicas de representação;
  • Registrar de diferentes maneiras seus conhecimentos através de: desenho, escultura, pintura, colagem;
  • Fazer leitura de imagem do cotidiano e do tema trabalhado;
  • Auto retrato;
  • Relacionar imagem a texto/contexto;
  • Explorar diferentes materiais e técnicas:

- Textura;

- Tamanhos, formas e tipos de papel diferenciados;

- Aquarela;

- Carvão;

- Giz;

- Lápis de cor, canetinha, giz;

- Areia;

- Terra;

- Argila;

- Legumes (carimbos);

- Raio X (desenho ou molde);

- Desenhar em diferentes locais (chão, tela, parede, objetos, transparência);

  • Descrição de obras de arte/cartazes/figuras de livro;
  • Leitura de símbolos;
  • A partir de livros sem escrita a criança inventa sua história;
  • A partir de uma imagem, descrever detalhes, posições, etc;
  • Montar a receita utilizando desenho ou rótulos;
  • Desenhar situações vividas;
  • Assistir a vídeos e posterior trabalho sobre este;
  • Ter consciência de características físicas e esquema corporal;
  • Brincadeira: espelho reverso.

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