quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROJETO FOLCLORE



emei slogan
PROJETO FOLCLORE
Turma: 1° Ano fundamental
Prof.: Anete Tatiana de Souza Maion

JUSTIFICATIVA
O Folclore está ou já esteve presente na vida de todas as pessoas, de alguma forma. Seu significado, “a sabedoria do povo”, nos remete ao conjunto das tradições, lendas, canções e costumes. Por ser um assunto riquíssimo, proporcionará as crianças, grande interesse de pesquisa, de aquisição e produção de conhecimentos, incentivará a valorização e o resgate das manifestações culturais.
OBJETIVOS
· Resgatar e transmitir a cultura popular da comunidade e de outros grupos reconhecendo as semelhanças e diferenças entre conhecimentos construídos por diferentes povos e culturas.
· Ampliar o repertório de lendas, parlendas, cantigas de roda, adivinhas, brincadeiras e danças.
· Desenvolver o espírito de pesquisa e curiosidade sobre o tema.
· Desenvolver a necessidade de registro de conhecimentos através da escrita.
· Desenvolver o gosto pela leitura.
· Desenvolver o processo de alfabetização.
· Perceber semelhanças e diferenças entre costumes da comunidade e de outras, aproveitando os diferentes conhecimentos adquiridos, aproveitando-os.

TEMPO PREVISTO
Aproximadamente dois meses. (agosto/outubro – 2009)

ESTRATÉGIAS

· Levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre folclore, através de conversa informal.
· Pesquisa coletiva na internet através do hipertexto e visualização coletiva através de data show.
· Leitura de lendas em sala.
· Introdução de outras manifestações folclóricas: jogos de adivinhas simples, cantigas, parlendas, trava-línguas, aproveitando o conteúdo para atividades de alfabetização.
· Confecção com material reciclável, de brinquedos que fazem parte do folclore, como: bilboquê com garrafa pet, peteca, ioiô, etc.
· Brincadeiras coletivas do folclore: corda, pega-pega, amarelinha, passa-anel, etc.
· Registro no Livro da Vida.
· Desenhos, pinturas, colagens e culinária envolvendo o tema.
· Confecção de quadros de pintura com alinhavo sobre as lendas.

AVALIAÇÃO
As crianças serão avaliadas constantemente através de observação. Será levado em consideração, sua participação, envolvimento, compromisso, oralidade. Ao final do bimestre, haverá avaliação diagnóstica para levantamento sistemático do processo de desenvolvimento de cada criança.

HIPERTEXTO
UM POUCO SOBRE FOLCLORE

Folclore é o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes.
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.
As lendas mais conhecidas são:

Nenhum comentário:

Postar um comentário