segunda-feira, 12 de outubro de 2009

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Com o avanço das tecnologias, a busca pelo conhecimento e o acesso as informações são cada vez mais disponíveis e atraentes para o ser humano. Sendo assim, as crianças desde pequenas, já vêm para a escola com algum conhecimento prévio ou experiência concreta com a tecnologia. Por isso, estão sempre abertas para atividades inovadoras, diferenciadas, que saiam da rotina maçante da cópia da lousa, ou de atividades semi-prontas que nada têm a ver com o contexto das crianças.

Em minha prática, procuro buscar inovar sempre, pois percebo que assim, consigo incluir a todos, com suas diferenças, dificuldades, fazendo com que todos participem. A aprendizagem é um caminho que cada um conduz de sua própria maneira, então como mediadora dessa aprendizagem, procuro assumir as necessidades de cada criança, incentivando seus desejos de compreender e descobrir. Em contrapartida, também ocupo o papel de aprendiz, pois aprendo com cada dificuldade superada, com cada sorriso de satisfação por ter sido esclarecido pelo colega ou por minha ajuda e até, por superar a evasão escolar, tendo freqüência de cem por cento da turma.

Confesso que a busca pela inovação, pela oferta de aprendizagem significativa, não é fácil, muito pelo contrário, exige dedicação constante de estudos e muito trabalho, mas ao término de um ano todo cansativo (para a professora), vem a recompensa de perceber que consegui oferecer condições para novos conhecimentos, descobertas, tateios, dentro de um ambiente agradável com respeito, cooperação e autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário