segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O professor contemporâneo

O profissional da educação na atualidade é como tantos outros, que corre contra o tempo, sempre com pressa, ansiedade, preocupações em poder "dar conta" do que lhe é confiado (a efetiva aprendizagem de seus alunos), com um prazo que na maioria das vezes, parece ser tão curto.

Busca frequentemente estratégias, possibilidades, novos recursos para que consiga atingir seus objetivos. Essa busca frequente é estimulada tanto pelo compromisso profissional como também pela necessidade de contínua transformação que sua prática necessita ter para acompanhar a evolução de conhecimentos e das tecnologias, que a cada dia, são mais perfeitas, mais necessárias para uma vida integrada e informada nessa sociedade.

Não bastasse apenas isso, existe também a busca do conhecimento, da aprendizagem, pelo simples fato de se obter prazer em aprender, em saber.

O professor atual nunca está pronto, aprende a aprender a cada vivência, a cada tateio, a cada novidade lançada no mercado das tecnologias de informação, pois as crianças, os jovens, são os primeiros a se encantarem com tanta informação e facilidades, que na maioria das vezes, não sabem como aproveitá-las para uso que tenha utilidade.

Com certeza, por mais tecnologias que forem inventadas e reinventadas, sempre existirá a necessidade da mediação, da atuação, da autoria do professor no processo de ensino aprendizagem, e ao mesmo tempo, a necessidade de sua mutação e crescimento contínuos.

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