ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
OBJETIVOS
Desenvolver a consciência crítica em relação à natureza, aguçar a questão da preservação, intimamente ligada à continuação da vida, bem como desenvolver atitudes que promovam o respeito, o cuidado e a preservação do meio ambiente.
- Estimular o cuidado com a natureza;
- Conscientizar-se quanto a importância de se preservar o meio ambiente em que se vive e os recursos da natureza, viabilizando uma prática de vida cotidiana mais saudável;
- Valorização de atitudes de manifestação e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;- Ter contato com materiais de origem reciclável despertando a criatividade e o reaproveitamento do mesmo;
-Identificar a importância da água para os seres vivos e adquirir atitudes de economia dos recursos naturais;
- Preocupar-se com o lixo e com o esgoto, evitando poluir, degradar, desmatar e agredir.
PÚBLICO-ALVO
Crianças da Educação infantil de 4 a 5 anos.
CONTEÚDOS
- Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
- Lixo orgânico, materiais recicláveis, reutilização, reciclagem, redução, não desperdício de materiais e de alimentos;
- Água: ciclo na natureza, sua importância para os seres vivos, poluição, não desperdício.
.METODOLOGIA
O projeto será iniciado a partir de perguntas instigantes a respeito do tema na roda da conversa, fazendo com que as crianças pensem e reflitam sobre o assunto, valorizando e aproveitando os conhecimentos prévios de cada um.
Em seguida serão utilizadas diferentes estratégias de busca de informações, como o acesso a livros, revistas, jornais, informativos, vídeos e experiências diretas sobre o assunto.
Todo o processo será registrado no Livro da Vida pela professora, onde as crianças poderão colocar suas hipóteses e conhecimentos em construção sobre o projeto.
Será desenvolvido oficina de construção de objetos e brinquedos com materiais recicláveis, a construção de um terrário, registro de todo o conhecimento adquirido através de desenhos e pinturas e para a finalização do projeto, construção de um informativo sobre a preservação do
meio ambiente e exposição de trabalhos sobre o projeto.
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado através do envolvimento e participação das crianças, bem como através das atitudes e falas que demonstrem os conhecimentos trabalhados, havendo a possibilidade de reflexão sobre a ação pedagógica e reorganização do processo.
Ao final, a expectativa é a de que o projeto tenha contribuído para a promoção de atitudes para a melhoria das relações com a natureza e para a formação individual e integral de cada criança como ser que faz parte da natureza e que também é responsável por sua preservação.
O resultado será divulgado na Exposição da água e no blog: prof-tati2009.blogspot.com
REFERÊNCIAS
ü Fundamentos teóricos, Ciências Naturais e Sociais. – 1.ed.São Paulo. DCL, 2006 (Coleção Novos caminhos. Aline Correa de Souza).
ü A gotinha Plim Plim.
ü Ética ambiental e cidadania. coleção Meio Ambiente. Belli, Roberto. Ed. Brasileitura
ü Caderno do professor: Cadê o lixo que estava aqui?.Instituto Estre de responsabilidade socioambiental.
ü Entre no clima! Uma reflexão sobre o aquecimento da Terra – Material do educador/2008.Fundação ArcelorMittal Brasil.
ü Filme: Por água abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário