terça-feira, 2 de novembro de 2010

RELATO DE ATIVIDADE 2ª FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE ENSINO SISTEMATIZADO DE CIÊNCIAS (PESC)

 



ATIVIDADES  DESENVOLVIDAS
 
Jogo de tabuleiro (PESC) coletivo “Trilha ecológica”, reprodução do jogo em tamanho gigante para melhor aproveitamento do conteúdo, coleta seletiva de materiais recicláveis, reaproveitamento dos materiais recicláveis confeccionando brinquedos, produção de informativo para conscientização da comunidade, pesquisas, leituras de histórias e poesias, vídeos, músicas sobre o tema, atividades de recorte, colagem desenho, pintura e modelagem e experiências práticas com a água

OBJETIVOS
Desenvolver a consciência crítica em relação à natureza, aguçar a questão da preservação, intimamente ligada à continuação da vida, bem como desenvolver atitudes que promovam o respeito, o cuidado e a preservação do meio ambiente.



- Estimular o cuidado com a natureza;
- Conscientizar-se quanto a importância de se preservar o meio ambiente em que se vive e os recursos da natureza, viabilizando uma prática de vida cotidiana mais saudável;
- Valorização de atitudes de manifestação e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;





  

- Ter contato com materiais de origem reciclável despertando a criatividade e o reaproveitamento do mesmo;





-Identificar a importância da água para os seres vivos e adquirir atitudes de economia dos recursos naturais;
- Preocupar-se com o lixo e com o esgoto, evitando poluir, degradar, desmatar e agredir.

PÚBLICO-ALVO
Crianças da Educação infantil de 4 a 5 anos.

CONTEÚDOS
- Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
- Lixo orgânico, materiais recicláveis, reutilização, reciclagem, redução, não desperdício de materiais e de alimentos;
- Água: ciclo na natureza, sua importância para os seres vivos, poluição, não desperdício.
.



METODOLOGIA
O projeto será iniciado a partir de perguntas instigantes a respeito do tema na roda da conversa, fazendo com que as crianças pensem e reflitam sobre o assunto, valorizando e aproveitando os conhecimentos prévios de cada um.
Em seguida serão utilizadas diferentes estratégias de busca de informações, como o acesso a livros, revistas, jornais, informativos, vídeos e experiências diretas sobre o assunto.
Todo o processo será registrado no Livro da Vida pela professora, onde as crianças poderão colocar suas hipóteses e conhecimentos em construção sobre o projeto.
Será desenvolvido oficina de construção de objetos e brinquedos com materiais recicláveis, a construção de um terrário, registro de todo o conhecimento adquirido através de desenhos e pinturas e para a finalização do projeto, construção de um informativo sobre a preservação do 
meio ambiente e exposição de trabalhos sobre o projeto.  


AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado através do envolvimento e participação das crianças, bem como através das atitudes e falas que demonstrem os conhecimentos trabalhados, havendo a possibilidade de reflexão sobre a ação pedagógica e reorganização do processo.
Ao final, a expectativa é a de que o projeto tenha contribuído para a promoção de atitudes para a melhoria das relações com a natureza e para a formação individual e  integral de cada criança como ser que faz parte da natureza  e que também é responsável por sua preservação.
O resultado será divulgado na Exposição da água e no blog: prof-tati2009.blogspot.com





REFERÊNCIAS
ü  Fundamentos teóricos, Ciências Naturais e Sociais. – 1.ed.São Paulo. DCL, 2006 (Coleção Novos caminhos. Aline Correa de Souza).
ü  A gotinha Plim Plim.
ü  Ética ambiental e cidadania. coleção Meio Ambiente. Belli, Roberto. Ed. Brasileitura
ü  Caderno do professor: Cadê o lixo que estava aqui?.Instituto Estre de responsabilidade socioambiental.
ü  Entre no clima! Uma reflexão sobre o aquecimento da Terra – Material do educador/2008.Fundação ArcelorMittal Brasil.
ü  Filme: Por água abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário