segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Grupo: Anete Tatiana de Souza Maion Elaine Cristine Moreira Luciana de Moraes Furtado Márcia Cristina Zago

Tema: De onde vem o arco-íris?


Dando continuidade ao tema água que esta sendo trabalhado no mês de outubro o tema escolhido para a realização desde trabalho é “De onde vem o arco-íris?”, já que muitas crianças têm curiosidade para saber do arco-íris e acredita que no final dele encontrará um pote de outro.


Objetivo:

• Conhecer a origem do arco-íris;
• Desenvolver a atenção, percepção, oralidade;
• Conhecer novas palavras e suas definições;
• Conhecer e identificar cores primárias e secundárias;
• Criar, desenvolver e aprimorar a estrutura de um texto;



Faixa etária:

Alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental.


Duração:

5 horas aulas.


Conteúdos:

• Água
• Cores
• Ortografia
• Texto coletivo
• Artes ( cores primarias – vermelho, azul e amarelo, secundarias – verde, roxo e laranja e terciárias)
• Oralidade


Estratégias

• Roda da conversa para sondagem inicial;
• Assistir o vídeo;
• Roda de discussão para esclarecimento de dúvidas e exposição de ideias;
• Uso do dicionário para definir as palavras desconhecidas que aparecem no vídeo;
• Elaboração de um texto coletivo;
• Lista de palavras sobre as cores do arco-íris;
• Atividade de pintura com guache, utilizando as cores primárias e criando através das misturas as cores secundárias.


Recursos necessários:

• Computador e retroprojetor ou televisão e aparelho de DVD;
• Filme;
• Dicionário;
• Lousa;
• Giz;
• Lápis;
• Caderno;
• Guache;
• Folha sulfite;
• Pincel;


Avaliação:

Diagnóstica e processual.
.


Referência:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1306

http:canalkids.com.br/arte/pintura/coresps.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário